Arquivos (não) confidenciais de Dadynha Saturnino

Maranguapense, Jornalista em formação , blogueira, produtora, marketeira, comunicativa, festeira, simpática, bem humorada e interessada em política, redes sociais, Maranguape e sua gente.

"Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de ser preocupar com o fracasso."

Dadynha Saturnino

Boa leitura.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

DOAÇÃO DE PLAQUETAS: COMO POSSO AJUDAR?

Clique no link e veja no vídeo como ocorre o processo de doação de plaquetas. A matéria, exibida no Programa CETV 1ª edição de 19/07/12, foi indicada por mim, feita no FUJISAN Fortaleza. Amigos maranguapenses foram até lá, pois, nesse momento, realizávamos campanha de doação para a d.Elizabete Bezerra, mãe do amigo Jorgelino Bezerra.

Saiba a importância de doar plaquetas: CETV1ªedição de 19/07/12

Como se chama este procedimento?
O processo de doação de plaquetas denomina-se de plaquetaférese. A técnica utilizada chama-se aférese.

Quem pode doar?
Qualquer pessoa saudável com ótimas veias, com 50 kg ou mais e que seja facilmente localizado pela família do paciente quando necessário doar.

Quem não pode doar?
Todos os que não se enquadrem no item acima ou nas Normas do Ministério da Saúde: acesse http://www.hemonline.com.br/msdoacao.htm

Quem não deve doar?
O potencial doador para transplante de medula para o mesmo paciente.

Qual tipo de sangue?
Deve ser preferido o doador ABO-compatível.

Qual o intervalo entre cada aférese?
Os exames sorológicos devem ser renovados a cada doação, ou realizados, no máximo, 24 horas antes da doação. Este procedimento visa aumentar a segurança transfusional, já que existe um período entre a contaminação do indivíduo e a demonstração disto em resultados laboratoriais.

Quem se beneficia?
Pacientes que sangram devido a baixa contagem de plaquetas por causa de leucemias, aplasia de medula óssea, quimioterapia, radioterapia etc.

O procedimento é doloroso?
Em termos. O doador será submetido a duas punções venosas semelhantes a da doação tradicional, uma em cada braço. O procedimento por ser feito com a ajuda de um equipamento sofisticado e tem duração de aproximadamente 90 minutos durante os quais o doador ficará sentado conversando ou assistindo televisão. Mais demorado que a doação tradicional, a plaquetaférese exige uma colaboração maior do doador ao paciente.

Eu corro risco de contaminação ao doar plaquetas?
De forma nenhuma. Durante todo o processo somente são utilizados materiais estéreis de uso único em sistema fechado de forma que o sangue do doador não entra em contato direto com o equipamento.

Eu preciso usar algum medicamento?
Não. Durante o procedimento uma certa quantidade de anticoagulante circulará por seu sangue para evitar que este coagule no circuito, mas a quantidade é mínima e não lhe prejudicará em nada. Normalmente um pouco de soro fisiológico é acrescido ao circuito para completá-lo.

Eu posso sentir algum efeito adverso?
Raramente. Alguns doadores podem experimentar sensação de "friagem", tremor ou hipotensão devido ao anticoagulante ou à ansiedade.

Estas plaquetas não me farão falta?
Não, porque cerca de 30% das suas plaquetas serão doadas sendo que destas, 10% você recupera em uma hora e o restante em cerca de 24 horas.


FONTE: http://www.abrale.org.br/como_ajudar/doacao_plaquetas/como.php?area=plaquetas 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário