Arquivos (não) confidenciais de Dadynha Saturnino

Maranguapense, Jornalista em formação , blogueira, produtora, marketeira, comunicativa, festeira, simpática, bem humorada e interessada em política, redes sociais, Maranguape e sua gente.

"Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de ser preocupar com o fracasso."

Dadynha Saturnino

Boa leitura.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Bate-cabelo de Drag no Miss Gay Maranguape 2011 by @dadynha

domingo, 27 de novembro de 2011

EU COLABOREI: Câmara de Maranguape faz outorga da medalha Capistrano de Abreu Publicado em 25/11/2011 - 6:04 por Marcus Peixoto | 1 Comentário


Maior honraria do município de Maranguape, foi outorgada na noite de ontem a Medalha Capistrano de Abreu ao empresário Fernando Cirino Gurgel, ao padre Moacir Cordeiro Leite e ao professor José Maria Fialho, nas dependências do Teatro Municipal Dr. Pedro Gomes de Matos e sede da FITEC às 19:00hs.
 A Medalha, criada através do Ato Institucional Nº001/2001, visa homenagear personalidades ou instituições que se destacam em áreas da cultura, do esporte, do turismo e do social em todo o Estado do Ceará.
 Atendendo ao Requerimento Nº123/2011 do Vereador André Cordeiro, amanhã, 25, acontecerá no Plenário José Gadelha Júnior, na Câmara municipal, a Sessão Solene em comemoração aos 160 anos do Município, onde serão prestadas as homenagens aos atuais e as ex-gestores dos poderes Executivo e Legislativo municipais.


OBS: correto: CAMARA DE MARANGUAPE FAZ HOMENAGEM PELOS 160 ANOS DE MARANGUAPE.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EU COLABOREI: A Corrupção e suas mazelas sociais será tema de palestra na Câmara de Maranguape Publicado em 22/11/2011 - 18:05 por Marcus Peixoto |


A Escola de Cidadania de Maranguape, na pessoa de seu Diretor Capitão Nunes, promoverá palestra sobre “A corrupção e suas mazelas sociais” que será proferida pelo Deputado Estadual Fernando Hugo na manhã da próxima quinta-feria, o dia 24, na Câmara de Vereadores deste município. O evento dá continuidade  ao ciclo de debates mensais sobre “corrupção”.
Neste ambiente popularmente conhecido como “A casa do povo”, o tema será abordado salientando a importância da informação a assuntos relacionados a corrupção chegarem ao conhecimento popular. Local onde as Leis que regem o município são criadas e onde aqueles que tem o papel de acompanhar e fiscalizar o uso do dinheiro público representam os 113.561 habitantes. A
primeira palestra aconteceu em 19 de outubro com a temática “A corrupção e as suas conseqüências” tendo sido ministrada pelo Deputado Heitor Férrer . A Escola da Cidadania atende em Maranguape na Rua Major Agostinho, Nº 639, Centro e o seu objetivo principal é levar conhecimento e provocar discussão de assuntos relacionados a direitos e cidadania, prevenção ao uso de drogas, família, não-violência, formação de caráter e personalidade e espiritualidade. Mais informações pelo telefone 85. 8748.8806

domingo, 20 de novembro de 2011

E pra que serve um amigo?


Pra tanta coisa... né?
Instalar o XP no computador e não cobrar nada, mesmo perdendo horas e horas a fio! 

Trazer muamba do Paraguai e quase ser preso!
Emprestar o carro e recebê-lo de volta com multa e 21 pontos na carteira.
Rachar a gasolina, emprestar a prancha, recomendar um CD,
dar carona para festa, passar cola, caminhar no shopping,
segurar a barra. 

Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
 
A amizade é indispensável para o bom funcionamento da memória e para a integridade do próprio eu. 

Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises e choro, experiências. 

Racha a culpa, racha segredos. 

Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta. 

Um amigo não recomenda apenas um CD.
Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. 

Um amigo não dá carona apenas para festa. Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu. 

Um amigo não passa apenas cola... 

Passa contigo um aperto, passa junto o revéillon. 

Um amigo não caminha apenas no shopping.
Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo,  sai do fracasso ao teu lado. 

Segura o tranco, o palavrão, segura o elevador. 

Duas dúzias de amigos assim, talvez, ninguém tem e se tiver um, amém.... 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EU COLABOREI: Mulheres se unem contra a violência no Ceará 13 de novembro de 2011 | Categoria:: Luta Popular |




Share on Twitter
Na manhã do dia 25 de outubro, na Praça da Igreja Matriz, no Centro da cidade cearense de Maranguape, o Sindicato dos Profissionais da Educação de Maranguape (Sinproema) e diversas entidades participaram de blitz alusiva ao Dia do Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e em protesto contra o assassinato da  professora Maria Célia de Oliveira Costa.
Há um ano, a professora Célia foi brutalmente assassinada pelo ex-companheiro na saída da Escola Manoel Severo, no bairro da Guabiraba, onde lecionava. Desde então, um sentimento de dor, revolta, angústia e clamor por justiça acompanham seus familiares, amigos e colegas de profissão. Os pais da professora, sr. Carlos e dona Cândida, clamavam por justiça: “Queremos justiça, que seja marcada a data do julgamento do assassino e também que ele indique o seu cúmplice na violência que praticou contra nossa filha. Esse cúmplice está solto, convivendo em sociedade, e não temos ideia de quem seja. Queremos a sua prisão”.
Para Soraia de Freitas, presidente do Sinproema, o movimento começou logo depois do assassinato de  Célia, e foi então que se passou a conhecer o grau de violência existente em Maranguape: “Iniciadas as mobilizações – disse Soraia –, buscamos o Poder Legislativo através do vereador Célio Cavalcante, que apresentou o projeto de lei que torna o dia da morte da professora Dia de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Maranguape”.
Panfletos explicando o motivo da proposta de criação do Dia de Enfrentamento foram entregues ao público. E, para demonstrar a revolta e a indignação diante da violência sofrida pela professora, e também ressaltar a luta pelo direito como forma de acabar com a violência, foram estendidas – além de vários cartazes com fotografias de Célia.
Durante aproximadamente duas horas estiveram reunidos o Sinprome, os pais e amigos da professora Célia, o vereador Célio Cavalcante, o Centro de Referência da Mulher Maranguape, o Suprema-Maracanaú, o Sindicato de Itaitinga, o Mima-Eusébio, o Lions Club Metropolitano, o Conselho de Educação de Maranguape, o Comitê da Juventude, um representante da Comissão dos Direitos Humanos da OAB, o M2U Maranguape, Umes, Cema, Idema, Movimento de Mulheres Olga Benário e o Movimento Crítica Radical.
Dadynha Saturnino, Maranguape-CE

FONTE: http://averdade.org.br/2011/11/mulheres-se-unem-contra-a-violencia-no-ceara/ 

Hino do Município de Maranguape-Ceará - 160anos - alvorada 17/11/11



HINO DO MARANGUAPE FUTEBOL CLUBE~GAVIÃO DA SERRA

HINO DO MARANGUAPE FUTEBOL CLUBE~GAVIÃO DA SERRA

"É o nosso Gavião da Serra
De vitória em vitória
Nos faz vibrar de emoção
Em busca de grandes conquistas
Maranguape verdadeiro Campeão!!!
Teu verde esperança
E o branco da paz
Transforma um craque em guerreiro aldaz
Maranguape Futebol Clube o Verdão
É o time do nosso coração!!!
Com tua garra e determinação
Conquistando o apogeu e a glória
Presenteando a imensa torcida
Que vibra e agita em cada vitória
MARANGUAPE,MARANGUAPE!!!
GUERREIRO NA ARTE DE FAZER GOL
EM CADA JOGO A HISTÓRIA
NOS TÍTULOS A GLÓRIA
DO TEU LINDO FUTEBOL"



OUÇA O HINO - VOZ DE MOISÉS LOURENÇO
FONTE: http://maranguapefclube.blogspot.com/2008/12/hino.html

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

EU COLABOREI: emancipação política Maranguape festeja 160 anos Publicado em 16 de novembro de 2011


Vasta programação, até o próximo dia 30, está sendo realizada para comemorar o aniversário da cidade

Maranguape. Apesar de muita coisa ter mudado desde que o português Joaquim Lopes de Abreu chegara à serrana Maranguape, elevando-a à categoria de Vila em 17 de novembro de 1851 (emancipada posteriormente em 1869), esta cidade ainda conserva em seu cotidiano um clima pacato de tranquila cidade do interior, onde grande parte dos moradores ainda se conhece e é chamada pelo nome ou apelido. São 160 anos de história, filhos notórios, disputas políticas, sonhos, clima agradável e de uma gente cada vez mais hospitaleira.

O português também erguera a primeira capela da cidade, Nossa Senhora da Penha, a padroeira de 113.561 habitantes, segundo o censo IBGE 2010. A cidade também vive sob a proteção de outro Padroeiro, São Sebastião, uma peculiaridade do Município cearense que mantém viva a chama da religiosidade em seus mais diversos aspectos, preferências ou devotos.

Mães de filhos ilustres como Capistrano de Abreu, o historiador; cel. Joaquim José de Sousa Sombra, o primeiro intendente; cel. Afro Campos, intendente por duas vezes; Jaime Benévolo, um dos proclamadores da República; cel. Manuel de Paula Cavalcante, primeiro prefeito; e Paulo Campos Telles, também ex-prefeito.

De gente como o Jurandir dos Reis, o Mamão, que considera a serra como o melhor lugar de Maranguape, a terra que jamais deixaria por outra, pois é lugar muito bom de viver, trabalhar, bons amigos e filhos, como o historiador Capistrano de Abreu e o humorista Chico Anysio. Jornaleiro, há mais de 19 anos levando a informação do Ceará e do mundo, disse que a matéria veiculada no Diário do Nordeste que "falava de um show que Manassés faria na vizinha Guaramiranga" foi umas das inúmeras sobre nossa gente que ele teve prazer em ler e ajudar a noticiar, orgulhando-se do famoso conterrâneo e de sua profissão. Localizada há quase 30km da Capital, seus acessos se dão pela CE-065 (Fortaleza a Palmácia) e CE-455 (canindé) e limita-se ao Norte, com Caucaia e Maracanaú; ao Sul, Caridade, Palmácia e Guaiúba; ao Leste, Guaiúba, Maracanaú e Pacatuba; e ao Oeste, Pentecoste e Caridade. De quase todos os pontos, avista-se a serra, sua vegetação de mata atlântica. Lugar onde ainda sente-se o ar puro, com verde dominante nas ruas e praças e moradores em contato direto com a natureza. Outro privilégio são as cascatas e bicas de águas naturais, disponíveis também em clubes como o Cascatinha Clube de Serra e o Museu da Cachaça Complexo Y-Park, da Ypióca.

Em seu patrimônio histórico e cultural, ainda é preservada a sua história por meio dos prédios, do artesanato, do bordado, do festival do feijão verde e trovadores no Distrito de Cachoeira, da Vaquejada em Itapebussu (65 anos) e do tradicional Festival Nacional do Humor. Destaque também para o pré-carnaval e o desfile cívico de 7 de Setembro, que a cada edição recebem mais visitantes e crescem consideravelmente; e para o Maranguape Futebol Clube, o "Gavião da Serra", que com apenas 14 anos vem marcando o seu território no campeonato cearense.

Alvorada festiva
Com uma vasta programação que vai até o dia 30, destaca-se a sessão solene em homenagem aos 160 anos de Maranguape realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na última segunda-feira; celebração na Pça. Capistrano de Abreu com show da Irmã Kátia de Jesus, ontem; grande festa na Pça. Capistrano de Abreu com shows das Bandas Lagosta Bronzeada, Sirano e Sirino (filhos da terra) entre outros hoje; a tradicional alvorada com a Banda Municipal pelas ruas do centro no amanhecer de amanhã, o "Dia D", e neste mesmo dia o show da irmã Kelly Patrícia, e a outorga da Medalha Capistrano de Abreu ao empresário Fernando Cirino Gurgel, ao padre Moacir Cordeiro Leite e ao professor José Maria Fialho, no Teatro Municipal Dr. Pedro Gomes de Matos, na noite do dia 24, e o desfile da Moda Maranguape no dia 25, uma mostra da diversidade cultural e religiosa bastante presente no Município.

Ainda, o Dia da Consciência Negra, tributo ao compositor Nonato Costa, lançamento de livros, recital com a Banda de Música Maestro João Inácio da Fonseca, oficinas artísticas, entre outras atividades.

Ciclismo
Encerrando as atividades, o passeio ciclístico "Pela paz no trânsito", na noite do dia 30, com saída em frente ao Teatro Municipal. Deve contar com a participação de José Lito Soares Moura, maranguapense filho do Distrito da Lagoa do Juvenal, campeão brasileiro de mountain bike 2010 e há 11 anos consecutivos campeão cearense.

José Lito considera o ciclismo o esporte mais completo, que melhor prepara um cidadão, onde o atleta não faz uso de álcool e cigarro, preservando a sua saúde. Seus filhos seguem os seus passos, cidadãos preparados pelo esporte. Ele parabeniza Maranguape, diz que é uma cidade boa de morar, sua serra favorece a prática do mountain bike feita até com colegas de Fortaleza que vem treinar aqui, em contato com a natureza. Pode-se contemplar a cidade lá de cima. "Me orgulho de subir ao pódio com a bandeira desta cidade, mas, Maranguape precisa investir mais no ciclismo, já que os praticantes têm vida dedicada ao trabalho, ao esporte e à saúde", finalizou José Lito.

População
113,5 mil habitantes possui o município de Maranguape, de acordo com o censo IBGE 2010. A cidade fica localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, a 30Km da Capital.

MAIS INFORMAÇÕES 

Prefeitura de Maranguape

Centro Adm. Gov. Virgílio Távora, Praça Senador Almir Pinto 217, Centro 61940-000. Telefone: (85) 3369.9103


DADYNHA SATURNINO
Colaboradora

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República - 15 de novembro de 1889



No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo, que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.


P.s.: Sabiam que o maranguapense e Tenente Coronel Jaime Benévolo foi um dos Proclamadores da República?

Braço direito do Marechal Deodoro da Fonseca, Jaime Benévolo acreditava que o tempo do Imperador chegara ao fim, que era hora da mudança no Brasil. Reuniu-se com Benjamim Constant em sua casa, foi à casa do Marechal e convenceu-o a assinar a carta de intenções para que ocorresse a queda do Imperador (caso contrário o Exército seria desmoralizado).

Com a carta assinada em mãos, Jaime Benévolo voltou à reunir-se com Benjamim e iniciaram a formação oficial de cavalaria no Campo de Santana, Centro do Rio de Janeiro, para a então, histórica, Proclamação da República do Brasil.

Jaime Benévolo, cearense de Maranguape, de extrema coragem e determinação que ajudara o país a transforma-se.

Será que temos mais algum "JAIME BENÉVOLO" em Maranguape?


Acredito que sim. 

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

MINHA INSTITUIÇÃO: FaC entre as melhores instituições do país

Geral
FaC entre as melhores instituições do país
Faculdade recebe avaliação positiva por economistas da Revista Exame

11/11/2011
Assessoria de Comunicação
 
Foto: Divulgação
Faculdade Cearense


Entre as Instituições de Ensino Superior de Fortaleza, públicas e privadas, a Faculdade Cearense foi a que obteve a melhor posição em estudo realizado para a Revista Exame. Levantamentos conduzidos pelos economistas Claudio de Moura Castro, Aldo Giuntini e Luciana Lima, com base nas notas do Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes (ENADE), do Ministério da Educação (MEC), constataram que a FaC é a melhor instituição na capital, a terceira no estado e a 29ª no país. Oito opções de cursos com a qualidade e uma só alternativa: Vestibular FaC 2012.1. Confira: http://t.co/f958MGxA Fonte: SITE EXAME - http://t.co/0oySyXgs 
fonte da notícia

FONTE: http://www.faculdadescearenses.edu.br/sistemaNoticias/noticia.aspx?portal=5&idNoticia=826&tipoNoticia=1 

domingo, 13 de novembro de 2011

EU VIVÍ ~ Uma bela e emocionante manhã de domingo em Maranguape-CE ~ 13/11/11

Nossa Senhora da Penha, como nossa Maranguape é linda! São Sebastião, como é grande a paixão!
Estou "louca" pelas fotografias que fiz hoje pela manhã no Centro de nossa serrana cidade.
Ver o nosso comércio e a religiosidade sob a ótica do sentido "audição" é um grande deleite para mim, uma aprendiz da fotografia. Nas fotos abaixo, estamos eu e minhas amigas da Faculdade Cearense, Manu Sampaio, Fernanda Cavalcante e Lívia Andrade.






















Vou publicar no meu blog apenas as que não irão para o meu trabalho e das colegas da Faculdade Cearense - Comunicação Social - Jornalismo - Disciplina Introdução às Técnicas Fotográficas - Professor Rubens Venâncio.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

EU PARTICIPEI: DADYNHA E DEUSAS DA MAMA MARANGUAPE NA TV DIARIO-OUT ROSA11


MARANGUAPE É NOTÍCIA ~~~>
GRUPO DEUSAS DA MAMA - PROGRAMA DIÁRIO DA MANHÃ - TV DIÁRIO 31/10/11 - III CAMINHADA COR DE ROSA - AVENIDA BEIRA-MAR - FORTALEZA-CE EM 30/10/11.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CRIADO POR MIM: Homenagem ao melhor PAI do mundo: DOMINGOS SATURNINO MACIEL




"PAI,
EXISTEM PESSOAS QUE PASSAM EM NOSSAS VIDAS E DEIXAM MARCAS PARA SEMPRE.
E MESMO DEPOIS DE TEREM PARTIDO PARA JUNTO DO PAI, PERMANECEM VIVAS DENTRO DE NÓS".

ETERNAS SAUDADES! 
 
SUA FILHA: DADYNHA SATURNINO

FOI PRA MIM: LOCUTOR CUIABANO LIMA MANDA BEIJO PRA DADYNHA EM Itapebussu 2008

Parabéns, amada Maranguape!

17/11/11 ~ 160 anos!


As origens civilizadoras do município datam do século XVII, quando a frota de Matias Beck, composta de três iates e outras embarcações menores, chegou ao Ceará, conduzindo cerca de 298 homens, entre soldados, índios e negros escravos. O capitão holandês fundeou na baía de Mucuripe, construindo o forte "Schoenenborch", na foz do rio Pajeú, em cuja volta se desenvolveu o povoado que mais tarde seria a vila de Fortaleza de Nova Bragança.
Os holandeses tiveram notícia da existência de minas de prata no monte Itarema - Serra da Aratanha - próximo ao lugar onde acampavam e não muito distante da serra de Maranguape; por meio de promessas e dádivas, conseguiram dos chefes indígenas algumas indicações sobre o local exato onde se encontravam as cobiçadas jazidas.
A expedição batava ao Monte Itarema constitui a primeira penetração do homem branco nas terras do atual município de Maranguape, àquela época habitadas por índios potiguaras, que dilatavam seus domínios na faixa litorânea, desde o Rio Grande do Norte até a barra do Ceará e daí ao Piauí.
As primeiras sesmarias concedidas no início do Século XVIII tiveram como donatários o tenente Pedro da Silva e Amaro Morais, em 12 de julho de 1707; Jorge Silva, em 29 de dezembro de 1711; capitão Soares de Oliveira, em 17 de julho de 1717; José Gonçalves Ferreira Ramos e Felipe Loureço, em 1790.
O povoamento, entretanto, veio a tornar-se efetivo nos primórdios do Século XIX com a decidida atuação do português Joaquim Lopes de Abreu que, por doação do governo na metrópole, entrou no domínio de algumas sesmarias, incorporando-as a outras anteriormente compradas.
Em breve surgiu o arruado à margem do riacho Pirapora, em torno de uma capelinha, construída para atender às necessidades religiosas dos moradores, que se ocupavam nas atividades agrícolas, especialmente na cultura do café. Em 1851-1852 a produção de café da província era obtida quase toda nas serras de Maranguape.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Maranguape, por provisão de 01-01-1760 e ato provincial de 18-03-1842, subordinado ao município de Fortaleza.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Maranguape, pela lei provicnial nº 533, de 17-11-1851, desmembrado de Fortaleza. Sede no núcleo de Maranguape.
Pelo ato provincial de 07-11-1861, é criado o distrito de Jubaia e anexado ao município de Maranguape.
Pelo ato provincial de 08-06-1864, é criado o distrito de Tabatinga e anexado ao município de Maranguape.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Maranguape, pela lei provin cial nº 1282, de 28-09-1869.
Pela lei provincial nº 1992, de 14-08-1882, é criado o distrito de Cruz e anexado ao município de Maranguape.
Pelo ato de 08-01-1890, é criado o distrito de Maracanaú e anexado ao município de Maranguape.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 6 distritos: Maranguape, Cruz, Jubaia, Maracanaú, Palmeira, e Tabatinga.
Pelo ato estadual de 22-06-1912, é criado o distrito de Gado de Ferros e anexado ao município de Maranguape.
Nos quadros de apuração do Renceamento Geral de 1-IX-1920, o município é constituído de 7 distritos: Maranguape, Cruz do Lajedo ex-Cruz, Gado dos Ferros, Jubaia, Maracanaú, Palmeiras e Tabatinga.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 7 distritos: Maranguape, Cruz ex-Cruz do Lajedo, Gado dos Ferros, Jubaia, Maracanaú, Palmeiras e Tabatinga.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 448, de 20-12-1938, é criado distrito de Pocinhos, com terras desmembrada do distrito de Lagedo ex-Cruz e anexado ao município de Maranguape. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Tanques, com terras desmembrada do distrito de Jubaia e anexado ao município de Mranguape e ainda altera a denominação dos distritos Gado dos Ferros a denominar-se simplesmente Gado e o distrito de Cruz a denominar-se Lajedo. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 9 distritos: Maranguape, Gado ex-Gado dos Ferros, Jubaia, Lajedo ex- Cruz, Maracanaú, Palmeiras, Pocinhos, Tabatinga, Tanques.
Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Lajedo passou a denominar-se Itapebussú e Rocinha, a denominar-se Amanari, Palmeiras a denominar-se Palmácia e Tabatinga a denominar-se Sapupara.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 9 distritos: Maranguape, Amanari ex-Pocinho, Gado, Itapebussu ex-Lajedo, Jubaia, Maracanaú, Palmácia ex-Palmeiras, Sapurara ex-Tabatinga e Tanques.
Pela lei estadual nº 3779, de 28-08-1957, desmembra do município de Maranguape os distritos de Palmácia e Gado. Para formar o novo município de Palmácia.
Pela lei estadual nº 4437, de 30-12-1958, desmembrado do município de Maranguape o distrito de Maracanaú. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 6 distritos: Maranguape, Amanari, Itapebussu, Jubaia, Sapupara e Tanques.
Pela lei estadual nº 6789, de 20-11-1963, desmembra o município de Maranguape o distrito de Amanari. Elevado à categoria de município.
Pela lei estadual nº 6328, de 06-06-1963, desmembra o município de Maranguape o distrito de Itapebussu. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Maranguape, Jubaia, Sapupara e Tanques.
Assim permanecendo em divisão territorial datada 2005.
Gentílico: maranguapense


Fonte: Biblioteca IBGE

EU PREFIRO: Ypióca | Comercial "Prefiro Cachaça, Prefiro Ypióca"

EU SUGERÍ: Ciclistas treinam no Ceará- TV Verdes Mares

MINHA RUA NA TV JANGADEIRO Convocação da seleção brasileira


MINHA RUA NA TV JANGADEIRO Convocação da seleção brasileira. ESSA CAUSOU POLÊMICA #BASTIDORES

domingo, 6 de novembro de 2011

EU APRENDI: Vivendo e Aprendendo


Eu aprendi que ninguem conhece ninguem de verdade,
que se aprende errando, que crescer não significa fazer aniversário.
Que o silêncio é a melhor resposta, quando se ouve uma bobagem. Que trabalhar significa não só ganhar dinheiro.
Que amigos a gente conquista mostrando o que somos.
Que os verdadeiros amigos sempre ficam com você até o fim. Que a maldade se esconde atrás até mesmo de um abraço.
Que não se espera a felicidade chegar, mas se procura por ela. Que quando penso saber de tudo ainda não aprendi nada.
Que um só dia pode ser mais importante que muitos anos.
Que ouvir uma palavra de carinho faz bem à saúde.
Que dar um carinho também faz...
Que sonhar é preciso!
Que nosso ser é livre!
Que Deus não proíbe nada em nome do amor.
Que o julgamento alheio não é importante.
Com o tempo aprendemos que nada é realmente pra sempre... Aprendemos que a dor um dia acaba e que amores vem e vão... Que o valor só é dado depois da perda e que a perda dói e o arrependimento corrói...
Aprendemos que o orgulho é fútil e que quem ama não o tem... Que o desprezo é amargo e as expectativas caminham lado a lado com as frustrações...
Aprendemos também que o fim pode ser nada mais do que um novo começo...
E o que realmente importa é a Paz interior!
E finalmente, aprendi que não se pode morrer, pra se aprender a viver...

EU FOTOGRAFEI: Cena do cotidiano de Maranguape-CE 04/11/11

Sou suspeita pra falar, mas, amei esta foto que fiz de um dos cenários mais bonitos de Maranguape: a nossa Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, a nossa verde serra ao fundo e os nossos transeuntes. Lembrei do Professor de Fotografia, Rubens Venâncio ao mesmo tempo que achei a cena registrada parecida com cenas de filmes feitos em interior.... Amei a foto!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Os 98 Erros gramaticais e ortográficos mais comuns

Erros gramaticais e ortográficos devem, por princípio, ser evitados. Alguns, no entanto, como ocorrem com maior freqüência, merecem atenção redobrada. Veja os 98 mais comuns do idioma e use esta relação como um roteiro para fugir deles. 

1 - "Mal cheiro", "mau-humorado". Mal opõe-se a bem e mau, a bom. Assim: mau cheiro (bom cheiro), mal-humorado (bem-humorado). Igualmente: mau humor, mal-intencionado, mau jeito, mal-estar. 

2 - "Fazem" cinco anos. Fazer, quando exprime tempo, é impessoal: Faz cinco anos. / Fazia dois séculos. / Fez 15 dias. 

3 - "Houveram" muitos acidentes. Haver, como existir, também é invariável: Houve muitos acidentes. / Havia muitas pessoas. / Deve haver muitos casos iguais. 

4 - "Existe" muitas esperanças. Existir, bastar, faltar, restar e sobrar admitem normalmente o plural: Existem muitas esperanças. / Bastariam dois dias. / Faltavam poucas peças. / Restaram alguns objetos. / Sobravam idéias. 

5 - Para "mim" fazer. Mim não faz, porque não pode ser sujeito. Assim: Para eu fazer, para eu dizer, para eu trazer. 

6 - Entre "eu" e você. Depois de preposição, usa-se mim ou ti: Entre mim e você. / Entre eles e ti. 

7 - "Há" dez anos "atrás". Há e atrás indicam passado na frase. Use apenas há dez anos ou dez anos atrás. 

8 - "Entrar dentro". O certo: entrar em. Veja outras redundâncias: Sair fora ou para fora, elo de ligação, monopólio exclusivo, já não há mais, ganhar grátis, viúva do falecido. 

9 - "Venda à prazo". Não existe crase antes de palavra masculina, a menos que esteja subentendida a palavra moda: Salto à (moda de) Luís XV. Nos demais casos: A salvo, a bordo, a pé, a esmo, a cavalo, a caráter. 

10 - "Porque" você foi? Sempre que estiver clara ou implícita a palavra razão, use por que separado: Por que (razão) você foi? / Não sei por que (razão) ele faltou. / Explique por que razão você se atrasou. Porque é usado nas respostas: Ele se atrasou porque o trânsito estava congestionado. 

11 - Vai assistir "o" jogo hoje. Assistir como presenciar exige a: Vai assistir ao jogo, à missa, à sessão. Outros verbos com a: A medida não agradou (desagradou) à população. / Eles obedeceram (desobedeceram) aos avisos. / Aspirava ao cargo de diretor. / Pagou ao amigo. / Respondeu à carta. / Sucedeu ao pai. / Visava aos estudantes. 

12 - Preferia ir "do que" ficar. Prefere-se sempre uma coisa a outra: Preferia ir a ficar. É preferível segue a mesma norma: É preferível lutar a morrer sem glória. 

13 - O resultado do jogo, não o abateu. Não se separa com vírgula o sujeito do predicado. Assim: O resultado do jogo não o abateu. Outro erro: O prefeito prometeu, novas denúncias. Não existe o sinal entre o predicado e o complemento: O prefeito prometeu novas denúncias. 

14 - Não há regra sem "excessão". O certo é exceção. Veja outras grafias erradas e, entre parênteses, a forma correta: "paralizar" (paralisar), "beneficiente" (beneficente), "xuxu" (chuchu), "previlégio" (privilégio), "vultuoso" (vultoso), "cincoenta" (cinqüenta), "zuar" (zoar), "frustado" (frustrado), "calcáreo" (calcário), "advinhar" (adivinhar), "benvindo" (bem-vindo), "ascenção" (ascensão), "pixar" (pichar), "impecilho" (empecilho), "envólucro" (invólucro). 

15 - Quebrou "o" óculos. Concordância no plural: os óculos, meus óculos. Da mesma forma: Meus parabéns, meus pêsames, seus ciúmes, nossas férias, felizes núpcias. 

16 - Comprei "ele" para você. Eu, tu, ele, nós, vós e eles não podem ser objeto direto. Assim: Comprei-o para você. Também: Deixe-os sair, mandou-nos entrar, viu-a, mandou-me. 

17 - Nunca "lhe" vi. Lhe substitui a ele, a eles, a você e a vocês e por isso não pode ser usado com objeto direto: Nunca o vi. / Não o convidei. / A mulher o deixou. / Ela o ama. 

18 - "Aluga-se" casas. O verbo concorda com o sujeito: Alugam-se casas. / Fazem-se consertos. / É assim que se evitam acidentes. / Compram-se terrenos. / Procuram-se empregados. 

19 - "Tratam-se" de. O verbo seguido de preposição não varia nesses casos: Trata-se dos melhores profissionais. / Precisa-se de empregados. / Apela-se para todos. / Conta-se com os amigos. 

20 - Chegou "em" São Paulo. Verbos de movimento exigem a, e não em: Chegou a São Paulo. / Vai amanhã ao cinema. / Levou os filhos ao circo. 

21 - Atraso implicará "em" punição. Implicar é direto no sentido de acarretar, pressupor: Atraso implicará punição. / Promoção implica responsabilidade. 

22 - Vive "às custas" do pai. O certo: Vive à custa do pai. Use também em via de, e não "em vias de": Espécie em via de extinção. / Trabalho em via de conclusão. 

23 - Todos somos "cidadões". O plural de cidadão é cidadãos. Veja outros: caracteres (de caráter), juniores, seniores, escrivães, tabeliães, gângsteres. 

24 - O ingresso é "gratuíto". A pronúncia correta é gratúito, assim como circúito, intúito e fortúito (o acento não existe e só indica a letra tônica). Da mesma forma: flúido, condôr, recórde, aváro, ibéro, pólipo. 

25 - A última "seção" de cinema. Seção significa divisão, repartição, e sessão equivale a tempo de uma reunião, função: Seção Eleitoral, Seção de Esportes, seção de brinquedos; sessão de cinema, sessão de pancadas, sessão do Congresso. 

26 - Vendeu "uma" grama de ouro. Grama, peso, é palavra masculina: um grama de ouro, vitamina C de dois gramas. Femininas, por exemplo, são a agravante, a atenuante, a alface, a cal, etc. 

27 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de. 

28 - Não viu "qualquer" risco. É nenhum, e não "qualquer", que se emprega depois de negativas: Não viu nenhum risco. / Ninguém lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confusão. 

29 - A feira "inicia" amanhã. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanhã. 

30 - Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunções subordinativas e os advérbios: Não lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro. 

31 - O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confusões desse tipo: O "fuzil" (fusível) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (círculo) vicioso, "cabeçário" (cabeçalho). 

32 - Não sabiam "aonde" ele estava. O certo: Não sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: Não sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos? 

33 - "Obrigado", disse a moça. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moça. / Obrigado pela atenção. / Muito obrigados por tudo. 

34 - O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc. 

35 - Ela era "meia" louca. Meio, advérbio, não varia: meio louca, meio esperta, meio amiga. 

36 - "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a 3.ª pessoa, o certo é fique: Fique você comigo. / Venha pra Caixa você também. / Chegue aqui. 

37 - A questão não tem nada "haver" com você. A questão, na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com você. 

38 - A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais. 

39 - Vou "emprestar" dele. Emprestar é ceder, e não tomar por empréstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmão. Repare nesta concordância: Pediu emprestadas duas malas. 

40 - Foi "taxado" de ladrão. Tachar é que significa acusar de: Foi tachado de ladrão. / Foi tachado de leviano. 

41 - Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitória. 

42 - "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e não pode aparecer com números exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram. 

43 - Ministro nega que "é" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa. 

44 - Tinha "chego" atrasado. "Chego" não existe. O certo: Tinha chegado atrasado. 

45 - Tons "pastéis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural é o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas. 

46 - Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente não tem hífen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porém, em mão-de-obra, matéria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeição, meio-de-campo, etc. 

47 - Queria namorar "com" o colega. O com não existe: Queria namorar o colega. 

48 - O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo dá entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e não "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não "junto aos") leitores. / Era grande a sua dívida com o (e não "junto ao") banco. / A reclamação foi apresentada ao (e não "junto ao") Procon. 

49 - As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, ão ou õe, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Dão-nos, convidam-na, põe-nos, impõem-nos. 

50 - Vocês "fariam-lhe" um favor? Não se usa pronome átono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretérito (antigo condicional) ou particípio. Assim: Vocês lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se imporá pelos conhecimentos (e nunca "imporá-se"). / Os amigos nos darão (e não "darão-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me"). 

51 - Chegou "a" duas horas e partirá daqui "há" cinco minutos. Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas e partirá daqui a (tempo futuro) cinco minutos. / O atirador estava a (distância) pouco menos de 12 metros. / Ele partiu há (faz) pouco menos de dez dias. 

52 - Blusa "em" seda. Usa-se de, e não em, para definir o material de que alguma coisa é feita: Blusa de seda, casa de alvenaria, medalha de prata, estátua de madeira. 

53 - A artista "deu à luz a" gêmeos. A expressão é dar à luz, apenas: A artista deu à luz quíntuplos. Também é errado dizer: Deu "a luz a" gêmeos. 

54 - Estávamos "em" quatro à mesa. O em não existe: Estávamos quatro à mesa. / Éramos seis. / Ficamos cinco na sala. 

55 - Sentou "na" mesa para comer. Sentar-se (ou sentar) em é sentar-se em cima de. Veja o certo: Sentou-se à mesa para comer. / Sentou ao piano, à máquina, ao computador. 

56 - Ficou contente "por causa que" ninguém se feriu. Embora popular, a locução não existe. Use porque: Ficou contente porque ninguém se feriu. 

57 - O time empatou "em" 2 a 2. A preposição é por: O time empatou por 2 a 2. Repare que ele ganha por e perde por. Da mesma forma: empate por. 

58 - À medida "em" que a epidemia se espalhava... O certo é: À medida que a epidemia se espalhava... Existe ainda na medida em que (tendo em vista que): É preciso cumprir as leis, na medida em que elas existem. 

59 - Não queria que "receiassem" a sua companhia. O i não existe: Não queria que receassem a sua companhia. Da mesma forma: passeemos, enfearam, ceaste, receeis (só existe i quando o acento cai no e que precede a terminação ear: receiem, passeias, enfeiam). 

60 - Eles "tem" razão. No plural, têm é assim, com acento. Tem é a forma do singular. O mesmo ocorre com vem e vêm e põe e põem: Ele tem, eles têm; ele vem, eles vêm; ele põe, eles põem. 

61 - A moça estava ali "há" muito tempo. Haver concorda com estava. Portanto: A moça estava ali havia (fazia) muito tempo. / Ele doara sangue ao filho havia (fazia) poucos meses. / Estava sem dormir havia (fazia) três meses. (O havia se impõe quando o verbo está no imperfeito e no mais-que-perfeito do indicativo.) 

62 - Não "se o" diz. É errado juntar o se com os pronomes o, a, os e as. Assim, nunca use: Fazendo-se-os, não se o diz (não se diz isso), vê-se-a, etc. 

63 - Acordos "políticos-partidários". Nos adjetivos compostos, só o último elemento varia: acordos político-partidários. Outros exemplos: Bandeiras verde-amarelas, medidas econômico-financeiras, partidos social-democratas. 

64 - Andou por "todo" país. Todo o (ou a) é que significa inteiro: Andou por todo o país (pelo país inteiro). / Toda a tripulação (a tripulação inteira) foi demitida. Sem o, todo quer dizer cada, qualquer: Todo homem (cada homem) é mortal. / Toda nação (qualquer nação) tem inimigos. 

65 - "Todos" amigos o elogiavam. No plural, todos exige os: Todos os amigos o elogiavam. / Era difícil apontar todas as contradições do texto. 

66 - Favoreceu "ao" time da casa. Favorecer, nesse sentido, rejeita a: Favoreceu o time da casa. / A decisão favoreceu os jogadores. 

67 - Ela "mesmo" arrumou a sala. Mesmo, quanto equivale a próprio, é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala. / As vítimas mesmas recorreram à polícia. 

68 - Chamei-o e "o mesmo" não atendeu. Não se pode empregar o mesmo no lugar de pronome ou substantivo: Chamei-o e ele não atendeu. / Os funcionários públicos reuniram-se hoje: amanhã o país conhecerá a decisão dos servidores (e não "dos mesmos"). 

69 - Vou sair "essa" noite. É este que desiga o tempo no qual se está ou objeto próximo: Esta noite, esta semana (a semana em que se está), este dia, este jornal (o jornal que estou lendo), este século (o século 20). 

70 - A temperatura chegou a 0 "graus". Zero indica singular sempre: Zero grau, zero-quilômetro, zero hora. 

71 - A promoção veio "de encontro aos" seus
desejos. Ao encontro de é que expressa uma situação favorável: A promoção veio ao encontro dos seus desejos. De encontro a significa condição contrária: A queda do nível dos salários foi de encontro às (foi contra) expectativas da categoria. 

72 - Comeu frango "ao invés de" peixe. Em vez de indica substituição: Comeu frango em vez de peixe. Ao invés de significa apenas ao contrário: Ao invés de entrar, saiu. 

73 - Se eu "ver" você por aí... O certo é: Se eu vir, revir, previr. Da mesma forma: Se eu vier (de vir), convier; se eu tiver (de ter), mantiver; se ele puser (de pôr), impuser; se ele fizer (de fazer), desfizer; se nós dissermos (de dizer), predissermos. 

74 - Ele "intermedia" a negociação. Mediar e intermediar conjugam-se como odiar: Ele intermedeia (ou medeia) a negociação. Remediar, ansiar e incendiar também seguem essa norma: Remedeiam, que eles anseiem, incendeio. 

75 - Ninguém se "adequa". Não existem as formas "adequa", "adeqüe", etc., mas apenas aquelas em que o acento cai no a ou o: adequaram, adequou, adequasse, etc. 

76 - Evite que a bomba "expluda". Explodir só tem as pessoas em que depois do d vêm e e i: Explode, explodiram, etc. Portanto, não escreva nem fale "exploda" ou "expluda", substituindo essas formas por rebente, por exemplo. Precaver-se também não se conjuga em todas as pessoas. Assim, não existem as formas "precavejo", "precavês", "precavém", "precavenho", "precavenha", "precaveja", etc. 

77 - Governo "reavê" confiança. Equivalente: Governo recupera confiança. Reaver segue haver, mas apenas nos casos em que este tem a letra v: Reavemos, reouve, reaverá, reouvesse. Por isso, não existem "reavejo", "reavê", etc. 

78 - Disse o que "quiz". Não existe z, mas apenas s, nas pessoas de querer e pôr: Quis, quisesse, quiseram, quiséssemos; pôs, pus, pusesse, puseram, puséssemos. 

79 - O homem "possue" muitos bens. O certo: O homem possui muitos bens. Verbos em uir só têm a terminação ui: Inclui, atribui, polui. Verbos em uar é que admitem ue: Continue, recue, atue, atenue. 

80 - A tese "onde"... Onde só pode ser usado para lugar: A casa onde ele mora. / Veja o jardim onde as crianças brincam. Nos demais casos, use em que: A tese em que ele defende essa idéia. / O livro em que... / A faixa em que ele canta... / Na entrevista em que... 

81 - Já "foi comunicado" da decisão. Uma decisão é comunicada, mas ninguém "é comunicado" de alguma coisa. Assim: Já foi informado (cientificado, avisado) da decisão. Outra forma errada: A diretoria "comunicou" os empregados da decisão. Opções corretas: A diretoria comunicou a decisão aos empregados. / A decisão foi comunicada aos empregados. 

82 - "Inflingiu" o regulamento. Infringir é que significa transgredir: Infringiu o regulamento. Infligir (e não "inflingir") significa impor: Infligiu séria punição ao réu. 

83 - A modelo "pousou" o dia todo. Modelo posa (de pose). Quem pousa é ave, avião, viajante, etc. Não confunda também iminente (prestes a acontecer) com eminente (ilustre). Nem tráfico (contrabando) com tráfego (trânsito). 

84 - Espero que "viagem" hoje. Viagem, com g, é o substantivo: Minha viagem. A forma verbal é viajem (de viajar): Espero que viajem hoje. Evite também "comprimentar" alguém: de cumprimento (saudação), só pode resultar cumprimentar. Comprimento é extensão. Igualmente: Comprido (extenso) e cumprido (concretizado). 

85 - O pai "sequer" foi avisado. Sequer deve ser usado com negativa: O pai nem sequer foi avisado. / Não disse sequer o que pretendia. / Partiu sem sequer nos avisar. 

86 - Comprou uma TV "a cores". Veja o correto: Comprou uma TV em cores (não se diz TV "a" preto e branco). Da mesma forma: Transmissão em cores, desenho em cores. 

87 - "Causou-me" estranheza as palavras. Use o certo: Causaram-me estranheza as palavras. Cuidado, pois é comum o erro de concordância quando o verbo está antes do sujeito. Veja outro exemplo: Foram iniciadas esta noite as obras (e não "foi iniciado" esta noite as obras). 

88 - A realidade das pessoas "podem" mudar. Cuidado: palavra próxima ao verbo não deve influir na concordância. Por isso : A realidade das pessoas pode mudar. / A troca de agressões entre os funcionários foi punida (e não "foram punidas"). 

89 - O fato passou "desapercebido". Na verdade, o fato passou despercebido, não foi notado. Desapercebido significa desprevenido. 

90 - "Haja visto" seu empenho... A expressão é haja vista e não varia: Haja vista seu empenho. / Haja vista seus esforços. / Haja vista suas críticas. 

91 - A moça "que ele gosta". Como se gosta de, o certo é: A moça de que ele gosta. Igualmente: O dinheiro de que dispõe, o filme a que assistiu (e não que assistiu), a prova de que participou, o amigo a que se referiu, etc. 

92 - É hora "dele" chegar. Não se deve fazer a contração da preposição com artigo ou pronome, nos casos seguidos de infinitivo: É hora de ele chegar. / Apesar de o amigo tê-lo convidado... / Depois de esses fatos terem ocorrido... 

93 - Vou "consigo". Consigo só tem valor reflexivo (pensou consigo mesmo) e não pode substituir com você, com o senhor. Portanto: Vou com você, vou com o senhor. Igualmente: Isto é para o senhor (e não "para si"). 

94 - Já "é" 8 horas. Horas e as demais palavras que definem tempo variam: Já são 8 horas. / Já é (e não "são") 1 hora, já é meio-dia, já é meia-noite. 

95 - A festa começa às 8 "hrs.". As abreviaturas do sistema métrico decimal não têm plural nem ponto. Assim: 8 h, 2 km (e não "kms."), 5 m, 10 kg. 

96 - "Dado" os índices das pesquisas... A concordância é normal: Dados os índices das pesquisas... / Dado o resultado... / Dadas as suas idéias... 

97 - Ficou "sobre" a mira do assaltante. Sob é que significa debaixo de: Ficou sob a mira do assaltante. / Escondeu-se sob a cama. Sobre equivale a em cima de ou a respeito de: Estava sobre o telhado. / Falou sobre a inflação. E lembre-se: O animal ou o piano têm cauda e o doce, calda. Da mesma forma, alguém traz alguma coisa e alguém vai para trás. 

98 - "Ao meu ver". Não existe artigo nessas expressões: A meu ver, a seu ver, a nosso ver.


FONTE: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1273/1/Os-98-Erros-mais-comuns/Paacutegina1.html