Arquivos (não) confidenciais de Dadynha Saturnino

Maranguapense, Jornalista em formação , blogueira, produtora, marketeira, comunicativa, festeira, simpática, bem humorada e interessada em política, redes sociais, Maranguape e sua gente.

"Se você estiver dando o melhor de si, não terá tempo de ser preocupar com o fracasso."

Dadynha Saturnino

Boa leitura.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

EU COLABOREI: ABASTECIMENTO PRECÁRIO Falta água tratada na rede da Cagece em Maranguape Publicado em 18 de outubro de 2011

Falta d´água há duas semanas causa indignação para moradores do bairro de Novo Maranguape
Clique para Ampliar
Ana Paula Estevão é uma usuária que desmente a Cagece, quanto à afirmação de que a situação se regularizou
DADYNHA SATURNINO

Maranguape. Há pelo menos uma semana, tem faltado - ou chega de forma precária - água tratada no Novo Maranguape. O caso tem indignado a comunidade, uma vez que tanto a Companhia de Água e Esgotos do Ceará (Cagece) e a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) não assumem a responsabilidade para uma solução a curto prazo.

Com isso, os moradores do lugar demonstram revolta com o abastecimento d´água irregular. Eles alegam que tem sido comum passar até quatro dias sem água tratada e, quando chega, ocorre pela madrugada.

Segundo Rita Maria Silva de Sousa, moradora da Rua Porto Alegre, Nº721, já são mais de duas semanas que enfrentam este problema. "Chegamos a ficar quatro dias consecutivos sem pingar uma gota sequer e quando a água começa a chegar, é na madrugada, mas, desde ontem está faltando novamente", disse.

Reclamações
"Para beber, cozinhar, lavar a louça e banhar as crianças, só comprando vários garrafões", acrescenta. Ela conta que tem reclamado e a Cagece e obtém como resposta a informação de "que o problema está sendo solucionado, e em breve normalizado". No entanto, diz que até o momento não houve alteração no abastecimento.

Maria Goretty de Araújo, estudante universitária e moradora da Rua Professora Valderina Barros, Nº 161, conta que encaminhou e-mail à ouvidoria da Cagece e a resposta foi dada como decorrente de um problema pontual. "Foi um cano que estourou e já está sendo consertado. O abastecimento já está liberado". Outra informação que afirma não ser verdadeira.

Contudo, a Assessoria de Imprensa da Cagece informou que de fato a ocorrência foi normalizada no final do domingo, dia 17. A Companhia esclarece que a falta de água foi devido a dois fatores. Houve um vazamento na adutora da Cogerh, com cerca de 7 km de extensão, que traz água bruta para o Município. Uma das bombas da captação de água da Cogerh também precisou ser consertada. Os dois fatores diminuíram, temporariamente, a vazão de água bruta que chegava a Maranguape.

A Cagece esclarece também que devido ao esvaziamento das tubulações, quando a água retornou apresentava alta turbidez temporária (muita terra dentro da água), o que impossibilitou momentaneamente o tratamento adequado (conforme o padrão do Ministério da Saúde), prolongando a falta de água. Isso é desmentido por moradores como Ana Paula Estevão de Lima. Ontem, ela mostrou que, por mais uma vez, não contava com água na torneira.

Nova adutora
Para o presidente da Cogerh, Francisco Teixeira, o problema da falta d´água em Maranguape, em parte, pode ser resolvido pelo seu órgão, como a construção de uma adutora. Isso demandaria recursos da ordem de R$ 14 milhões e seriam necessários oito meses para se contar com esse equipamento que disporia de água bruta dos açudes Gavião e do Acarape do Meio.

Outro problema é com relação à deficiência no tratamento. Ele entende que a Cagece deve construir uma nova adutora, o que resolveria boa parte de sua rede de distribuição. "A questão é que a demanda por água Maranguape e no entorno da Região Metropolitana aumentou. Daí que são necessários mais equipamentos e mais recursos para manter a regularidade no abastecimento", disse.

Nova adutora
8 meses poderão passar para a construção de uma nova adutora, que deverá contar com um investimento de R$ 14 milhões, com recursos próprios do Governo do Estado.

MAIS INFORMAÇÕES

Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) - Av. Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 - Vila União
Fone: (85) 3101.1768


Marcus Peixoto/Dadynha Saturnino
Repórter/Colaboradora
FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1057598 
OBS: MATÉRIA CIRCULOU NO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE IMPRESSO, ALÉM DE POSTADO NO CADERNO REGIONAL DO DIÁRIO ON LINE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário